noticias da missão e do mundo no seu celular ou no seu computador

Família Comboniana faz plano de acompanhamento vocacional

“Plano de apoio a quem procura um discernimento para sua vida”

Durante 4 dias completos estudámos nosso esboço de plano e juntamente com o irmão Alexandre Lobo, Marista, refletimos e fizemos o possível para levar à prática nosso plano para ajudar quem quiser entrar num processo de acompanhamento e assim podermos apoiar num discernimento sério para a vida.

familia comboniana animacao vocacional brasil sp

À esquerda o Ir. Alexandre Lobo, Marista, acessor

A família comboniana (FC) reuniu-se nos dias 6 a 10 de Novembro, na casa provincial dos missionários combonianos, em São Paulo e deu início à Assembleia anual de formação e animação missionária e vocacional (2017). Participaram 21 animadoras e animadores vocacionais, leigas (4), irmãs combonianas (6) e combonianos (11) vindos de Porto Velho (RO), Belo Horizonte e Nova Contagem (MG), Salvador (BA), S. Mateus e Vitória (ES), Curitiba (PR) e S. Paulo (SP).

Começamos com a apresentação das atividades realizadas, por regiões, que tinham sido planejadas na assembleia do ano passado. 

familia comboniana animacao vocacional brasil sp palestra

Alguns participantes durante os trabalhos da assembleia

No segundo e terceiro dias, assessorados pelo Ir. Alexandre Lobo, marista, passamos em revisão o processo de acompanhamento, em seus diversos momentos: Despertar, Discernir, Cultivar e Experimentar, conforme o esboço de Plano, estudado na assembleia anterior (2016) e elaborado durante este ano, pela Equipe de Articulação da FC. O coração do processo de acompanhamento vocacional é, naturalmente, o discernir que compreende três movimentos: 1. Introspecção (descobrir e perceber Deus presente na vida da pessoa chamada) 2. Verificação (aprofundamento dos valores e motivações) 3. Opção (escolha e adesão, assumindo as perdas, resultando num projeto pessoal de vida).

Para concretizar nosso Plano, nos estruturamos da seguinte maneira: criamos uma Equipe de Coordenação e Articulação da família comboniana; também foram formadas equipes geográficas de base (Norte, Minas e E. Santo, São Paulo, Sul, Bahia) destinadas a dinamizar e executar as atividades de animação vocacional planejadas. Percebemos que muitas pessoas nos procuram no mundo digital, para isso, criamos uma equipe, que faça os contatos e encaminhe para os acompanhantes referentes (equipe de Acompanhamento Digital).

Para 2018, vamos dar especial realce às atividades do despertar, prevendo iniciar alguns grupos de acompanhamento, próximo da Páscoa. O acompanhamento vocacional exige um trabalho de articulação e integração entre as várias forças da FC, bem como favorecer a dimensão eclesial desse serviço, ou seja, a necessidade de envolver leigos(as) da igreja local. A formação e criação de equipes e grupos de acompanhamento é um passo fundamental para o crescimento de uma cultura vocacional. Todos estamos convencidos e empenhados em favorecer o trabalho conjunto, como família.

Domingos Sávio e J. Paulo Martins, mccj

familia comboniana animacao vocacional brasil sp oracao

P. Vicente acende a vela que representa a luz da fé em Minas

animacao vocacional familia comboniana brasil sp

As refeições são sempre momentos da maior importância

Fotos: Arquivo comboniano

Tags: comboni, assembleia, amor, vocaçao, jovem, evangelho, igreja, vida, igreja em saida, discernimento, acompanhamento, chamado

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em