noticias da missão e do mundo no seu celular ou no seu computador

Com Jesus e o papa Francisco: Uma Igreja em Saída por Amor

Já se aproxima o congresso missionário nacional e será em Recife, de 7 a 10 de Setembro. O tema é “A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, juntando algumas das palavras mais caras a nosso querido papa Francisco. Está prevista a participação de 600 delegados dos 18 conselhos missionários regionais, para além dos convidados.

COMINA papa cruz

Esses dias serão sobretudo de celebração, reflexão e festa, com o objetivo de animar o caminho de nossas comunidades, na perspetiva missionária além fronteiras e também no Brasil. O congresso em Recife é um passo importante rumo ao V Congresso Americano Missionário, que se realizará em 2018 na Bolívia.

É uma ótima oportunidade para cada batizado assumir seu compromisso com Jesus e com a fé. Partimos do princípio que missão é partilha de vida, com atitudes de amor, respeito e misericórdia. Segundo o papa Francisco, a igreja não cresce por proselitismo mas por contato pessoal, vizinhança e amizade genuína. Se olharmos para as páginas do Evangelho é isto que nós vemos em Jesus.

5 Pilares da pastoral missionária

Por esta razão uma pastoral missionária, em nossas comunidades e igrejas locais (dioceses), tem que estar fundada em 5 pilares:

a) Todo discípulo missionário/batizado parte da escuta da Palavra de Deus: “A Sagrada Escritura é fonte de evangelização” (EG 174).

b) Precisamos sair para as periferias sociais, geográficas e existenciais a fim de ir ao encontro das pessoas lá mesmo onde elas se encontram, deixando para trás o comodismo de dizer “sempre se fez assim” (EG 33).

c) “Ouvir a todos e todas” (EG 31) favorecendo a participação que promove “uma comunhão dinâmica, aberta, missionária” (EG 31) e sinodal, isto é, caminhar juntos.

jesus papa francisco amor igreja catador pobre

d) A igreja em saída exige de cada uma e cada um a “saída de si próprio para o irmão” (EG 179). Tenho que me despojar para partir com o coração aberto às feridas e esperanças do outro(a) (EG 46). Somente a saída de si é verdadeira missão, pois “a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros” (EG 10).

e) Centrar-se no “essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e mais necessário” (EG 35) sem fugir da vida e realidade concreta que a gente está vivenciando, lá mesmo onde se está dando o encontro de olhares e corações.

3 Símbolos da missão

Toda comunidade e/ou paróquia precisa viver a missão em diferentes campos. O congresso missionário Nacional é um momento para aprofundar o sentido e sobretudo viver a missão própria de cada batizado(a). Cada uma das imagens que seguem ajuda a vivenciar um aspeto distinto e complementar.

jesus papa francisco amor igreja pastor

- Pastor -

Como Jesus mesmo, também cada irmã e irmão na fé está chamado a ser pastor. Cada membro da comunidade continua fazendo ressoar a voz de Jesus, a fim de que as ovelhas saiam e continuem escutando a voz do Mestre e encontrem pastagem. É o espaço do crescimento da fé, da oração e da ação para dentro e para fora da comunidade. As figuras do pastor e da mãe igreja se aproximam bastante.

- Semeador -

A pessoa que semeia no Evangelho não escolhe o campo nem o terreno. Simplesmente sai. Ele tem uma fé absoluta no poder da semente que leva e lança a todo tipo de terreno. Aqui o “campo é o mundo” (Mt 13,48). Nenhuma condição adversa abala sua esperança de que a semente vai dar fruto. A comunidade e/ou paróquia não pode nunca esquecer nossa sociedade secularizada e muito menos nossas juventudes…

- Pescador -

Os primeiros seguidores de Jesus eram pescadores e Jesus os fez pescadores de pessoas. O mar é o lugar do desconhecido, do risco, da tempestade e, todo o género de surpresas. Temos aqui a figura do missionário(a) que parte para além fronteiras. Se você já entrou num barco, você entende o que significa não ter chão para assentar seus pés! Isso acontece ao pescador e ao missionário(a). Mas ela e ele acredita que a missão não lhe pertence. Por isso confia e se entrega sem reservas, fazendo tesouro das palavras de Jesus: “Eu estarei convosco todos os dias…” (Mt 28,20).

jesus papa francisco amor igreja saida mini

Acesse Sem Fronteiras

MISSÃO É PARTIR

"Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si,

quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.

É parar de dar volta ao redor de nós mesmos,

como se fôssemos o centro do mundo e da vida.

É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos:

a humanidade é maior.

Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros.

É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.

E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus,

então Missão é partir até os confins do mundo."

D. Hélder Câmara

 

 

 

Contato WhatsApp: (11) 97956 8317

Site: www.combonianos.org.br/

Email: combonianos@brcomboni.org.br

 

Fotos: POM e pixabay.com

Tags: comboni, amor, justiça, vocaçao, evangelho, igreja, indigenas, vida, sacrificio, libertaçao, congresso, comina recife, recife, congresso missionario, igreja em saida

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em