noticias da missão e do mundo no seu celular ou no seu computador

II Romaria P. Ezequiel Ramin, mártir da opção pelos pobres

As celebrações da Memória do P. Ezequiel em Cacoal, no dia 22, sábado à noite e a Romaria realizada em Rondolândia, partindo da comunidade P. Ezequiel até ao lugar do martírio foram o ponto alto das celebrações deste mês de Julho em que nós recordamos o exemplo de compromisso concreto e total do padre Ezequiel Ramin em defesa dos pobres sem terra e dos povos indígenas desta região do Brasil.

romaria padre ezequiel ramin rondolandia semente cruz terra

Muitas(os) continuam sendo tocados pelo testemunho de vida do Servo de Deus P. Ezequiel e por isso se reuniram cerca de 1300 pessoas, na opinião do P. Toninho Hammes, para louvar a Deus pelo dom da sua vida e pedir sua intercessão nos momentos de aflição que encontram. No presente momento político, social e económico, que o Brasil está vivendo, a figura do P. Ezequiel Ramin é um chamado de atenção para todos nós e especialmente para toda a igreja, enquanto nos questiona e desafia acerca de nosso compromisso real com as mudanças estruturais e com a defesa dos direitos do pobres e descartados. Recorrendo à já popular expressão do papa Francisco, o exemplo de amor, doação e entrega do P. Ezequiel Ramin nos faz renovar a grande questão: somos ou não somos uma igreja em saída?

Durante 2 semanas marcamos presença num bom número de comunidades de diversas paróquias da diocese de Ji Paraná, Rondónia. Deu para sentir o apreço e carinho de todas e todos em especial pela figura do servo de Deus, P. Ezequiel Ramin, mas também por S. Daniel Comboni e por toda a família comboniana.

romaria padre ezequiel ramin rondolandia arame farpado

Durante o percurso da romaria, para além da imagem peregrina de Nª Sª Aparecida, em visita às comunidades da paróquia de Rondolândia, no jubileu dos 300 anos, foram levados diversos banners e símbolos alusivos ao P. Ezequiel. Destacamos a cruz de madeira ornada com um pano branco, simbolizando a ressureição e com um trecho de arame farpado enrolado na mesma cruz, evocando por um lado a realidade das fazendas e por outro a pobreza dos sem terra e os povos indígenas sempre mais confinados e apertados em seus territórios encolhidos. A Romaria terminou com uma celebração eucarística no lugar do sacrifício do P. Ezequiel Ramin, mártir da opção pelos pobres. Dois momentos marcaram nossa celebração: a) cada um de nós tomou em sua mão um punhado de terra, lembrando o compromisso e doação o P. Ezequiel Ramin e comprometendo-se a lançar a semente da fé e da defesa da justiça e do pobre; b) antes da bênção final, diversas pessoas deram seu testemunho de graças e curas recebidas pela intercessão do servo de Deus, P. Ezequiel.

romaria padre ezequiel ramin rondolandia semente

Entre as presenças marcantes na 2ª Romaria do P. Ezequiel Ramin queremos mencionar primeiro todos os romeiros(as) que vieram juntar-se ao evento de compromisso e fé, nomeadamente o povo em geral, movimentos, projetos e organismos de ação social, ambiental, agro ecológica, etc, agentes de pastoral de diversas comunidades e paróquias, irmãs Servas do Espírito Santo e também irmãs da Imaculada Conceição (umas e outras de Jaru), o P. Toninho Hammes, pároco de Rondolândia e diversos párocos da diocese de Ji Paraná, Leigos Missionários Combonianos, Irmãs Missionárias Combonianas e Missionários Combonianos. Dentre os Combonianos, não podemos deixar de agradecer a participação do P. Tesfaye Tadesse Gebresilasie, da Etiópia, que é o superior geral, bem como o P. Dario Bossi, superior provincial do Brasil.

Durante o almoço partilhado e logo a seguir, muitas pessoas se dirigiram à capelinha a fim de adquirirem algum livrinho e algum CD, ou então levar para sua casa, pelo menos uma simples recordação da 2ª Romaria do P. Ezequiel.

romaria padre ezequiel ramin rondolandia semente testemunho

Deixamos aqui nossa profunda gratidão a Deus, a todos os romeiros e especialmente à paróquia de Nª Sª Auxiliadora de Rondolândia, na pessoa do pároco, P. Toninho e de tantos leigos e leigas, nomeadamente da comunidade P. Ezequiel Ramin que trabalharam e doaram seus bens para tornar possível tão bela expressão de fé e vida cristã. Muito obrigado a todas e todos!

romaria padre ezequiel ramin rondolandia indigena semente

ATUALIDADE do P. EZEQUIEL

“Estou feliz quando vejo alguém sorrir, quando posso ajudá-lo, me esqueço de mim pelos outros”

“Deus (…) me convida a segui-lo. Está me chamando quando ajudo as pessoas com problemas, quando me

envolvo perigosamente para salvar os outros”

“O padre que lhes está falando recebeu ameaças de morte; querido irmão, se a minha vida lhe pertence, também a minha morte lhe pertencerá”

Ontem, dia 22 em Cacoal, Dom Roque denunciava a violência crescente no campo, e a CPT hoje trouxe em Romaria vários cartazes destacando isso: já tivemos nesse ano 15 assassinatos de lideranças por conflitos no campo em Rondônia, somos o estado com mais mortes no Brasil.Aqui entre nós tem gente de Colniza; nos solidarizamos convosco pelo massacre que aconteceu recentemente em suas terras. Na semana passada houve três ataques brutais a assentamentos do MST (…) Na verdade, estamos assistindo aos mesmos conflitos que o P. Ezequiel enfrentou, na versão atualizada que soma aos fazendeiros o agronegócio; uma concentração de terra e de renda ainda mais sofisticada, uma agressão aos territórios mais sistemática…  Da homilia do P. Dario Bossi

ezequiel ramin processo martirio santinho

Oração

Ó Deus de misericórdia,

pelo apaixonado testemunho de amor

oferecido pelo Teu servo

Ezequiel Ramin aos povos indígenas

e aos pobres sem terra,

faz que, inspirados por este amor,

que foi até ao derramamento de sangue,

nos tornemos discípulos convictos, felizes

e corajosos da Boa Nova do Reino.

Revivam os desertos dos corações egoístas

e refloresça a esperança

de um mundo mais justo e solidário.

Te pedimos, pela sua intercessão,

alcançar a graça que necessitamos

(menciona-se a graça no coração).

Por Nosso Senhor Jesus Cristo teu Filho,

na unidade do Espírito Santo.

Amém.

 

Contato WhatsApp: (11) 97956 8317

Site: www.combonianos.org.br/

Email: combonianos@brcomboni.org.br

 

Fotos: Arquivo comboniano

Tags: comboni, amor, justiça, violencia, igreja, indigenas, vida, sacrificio, padre ezequiel, romaria, martir, sem terra, leigos combonianos, lmc, libertaçao

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em