noticias da missão e do mundo no seu celular ou no seu computador

Encontro em Ibiraçu, ES: Ex-seminaristas combonianos

Pelo terceiro ano consecutivo, ex-seminaristas combonianos reuniram-se em Ibiraçu (ES), nos dias 17 e 18 de junho, numa prazerosa e proveitosa troca de ideias e experiências de vida.

familia comboniana es ex seminaristas ibiracu

O evento, realizado mais uma vez no antigo seminário, hoje pertencente à Diocese de Colatina e sede do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), proporcionou o reencontro pessoal de 30 ex-seminaristas, vários deles acompanhados de familiares.

O grupo, que se fortalece a cada ano, é composto por colegas — atualmente residentes em várias partes do país — que passaram pelos seminários de Ibiraçu, Jerônimo Monteiro e São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, e de São José do Rio Preto, em São Paulo, a partir dos anos 1960.

Em meio ao clima de confraternização, muitos dos presentes fizeram questão de explicitar, novamente, seu orgulho e gratidão pela formação recebida nos seminários combonianos. E, nesse processo, em particular, o florescimento dos princípios e valores cristãos — a caridade, a fraternidade e a solidariedade, dentre eles — com que têm norteado suas vidas. Não por outra razão, sentem-se “combonianos para sempre”, retendo em suas almas, de alguma forma, a “filosofia” de São Daniel Comboni.

familia comboniana ex seminaristas ibiracu es almoco

Uma reflexão sempre oportuna

O ponto alto do encontro foi a Santa Missa, uma celebração emocionante presidida pelo provincial dos combonianos no Brasil, padre Dario Bossi, na manhã de domingo, exatamente na capela do seminário, de profundo simbolismo para todos que nele viveram parte de sua adolescência.

A mensagem de opção preferencial pelos mais necessitados, por ele reforçada, estimulou uma mais ampla — e sempre oportuna — reflexão sobre os desafios atuais e a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A programação deste ano incluiu também uma visita, na manhã de sábado, à Santa Maria, pequena localidade vizinha utilizada no passado como colônia de férias dos ex-seminaristas, igualmente possibilitando o resgate de momentos inesquecíveis eternizados na memória de todos.

Ao final, os presentes deliberaram manter a colaboração financeira mensal à casa de acolhida de São José do Rio Preto, em consideração à vida missionária dos combonianos nela abrigados. Também aprovaram a manutenção do encontro anual em Ibiraçu, consagrado “ponto de referência”, independentemente de encontros intermediários, exclusivamente festivos, a serem programados para outros locais.

familia comboniana ex seminaristas ibiracu es

Grupo congrega novos membros a cada ano

Em Ibiraçu, era visíveis a alegria e a emoção que tomavam conta de cada um, ao rever velhos conhecidos ou conhecer outros que, por algum tempo, comungaram no ambiente comboniano os mesmos sonhos e os mesmos ideais.

Trata-se de um encontro de crescente relevância emocional/espiritual, com a adesão de novos participantes a cada ano. Hoje, aliás, graças às redes sociais, quase uma centena de ex-seminaristas combonianos têm se mantido permanentemente conectados, o que contribui para a recuperação e o fortalecimento dos antigos laços de amizade.

familia comboniana ex seminaristas ibiracu es seminario

Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas pelo

- Email:exseminarcombonianos@gmail.com

- Telefone: 27 – 998.339956.

Texto: Laurinho Goltara

Fotos: Paulo Casate

Tags: comboni, amor, justiça, familia, igreja, vida, leigos combonianos, libertaçao, seminaristas

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em