noticias da missão e do mundo no seu celular ou no seu computador

Família Comboniana na paróquia de Jaru: Romaria P. Ezequiel

As Missionárias e os Missionários Combonianos visitaram diversas comunidades da paróquia de Jaru, na Rondônia, nos dias 7, 8 e 9 de Julho, convidando todos à oração e participação na 2ª Romaria do P. Ezequiel Ramin, mártir da opção e da libertação dos pobres sem terra e povos indígenas.

Foi admirável o acolhimento ...

Familia Comboniana Jaru Romaria Ezequiel marcia2

Foi admirável o acolhimento dos leigos, irmãs e padres da paróquia de S. João Batista. Do mesmo modo apreciamos seu envolvimento e interesse na vida e no exemplo que o P. Ezequiel deixou a todas e todos nós. Tanto o P. Sivaldo (pároco) como o P. Edino (vigário) deram testemunho simples e bonito das raíses combonianas das 116 comunidades que formam atualmente a paróquia. Muito obrigado a tod@s e juntos louvemos Deus e sua Mãe, Nossa Senhora Aparecida!

Não podemos deixar de falar da divulgação da 2ª Romaria do P. Ezequiel Ramin feita na rádio Nova Jaru e também na Interativa. Foi uma ótima oportunidade de chegar a muito mais pessoas.

Nossa breve presença em Jaru, foi uma ocasião muito especial porque sentimos que o trabalho de nossos missionários e missionárias continua produzindo seus frutos, dando corpo ao sonho de S. Daniel Comboni: “Salvar a África com a África” e… o Brasil com o Brasil! Escutamos algumas pessoas dando testemunhos muito ricos, pelo fato de atribuirem a diferentes membros desta família missionária sua vocação e seu compromisso de batizados. É evidente que o P. Ezequiel com seu martírio se tornou um membro insigne desta família e desta igreja. Como alguém comentou com enorme acerto: “O P. Ezequiel Ramin não é mais pertença exclusiva de sua família missionária comboniana, mas de toda a igreja e, de um modo muito especial, desta igreja de Ji-Paraná”.

Familia Comboniana Jaru Romaria Ezequiel Edino2

Por outro lado, nossa visita serviu para dar a conhecer um pouco de nossa missão eclesial e comboniana, ao serviço do Reino de Deus e dos pobres, num compromisso sério com as vítimas de um sistema opressor, que gera conflitos, violência e morte, não somente no tempo do P. Ezequiel Ramin, mas infelizmente essa situação continua produzindo e multiplicando vítimas mortais ainda hoje.

Nunca deixámos de animar as comunidades e cada pessoa a unir-se nestes dias e em especial no dia da Romaria (23 Domingo), participando todos juntos do programa. Somos convidados à oração em favor dos pobres e vítimas da violência, injustiça e morte, sempre pela intercessão do servo de Deus, P. Ezequiel Ramin.

Familia Comboniana Jaru Romaria Ezequiel cruz2

Programa

O Programa compreende:

- Tríduo: dias 19, 20 e 21 - Cacoal, RO - 19h30: Comunidade P. Ezequiel (Bairro S. Antonio)

- Celebração - Memória: dia 22, Sábado - 19h30: Cacoal - Igreja Matriz

- Romaria: dia 23, Domingo - 9h00: Concentração - Rondolândia, MT (comunidade P. Ezequiel Ramin; => Saída em procissão para a Capela, lugar do martírio; Segue a Missa e o Almoço; conclusão

(Programação completa na página: https://www.facebook.com/padreezequielramin/)

romaria Ezequiel ramin martirio amor rondolandia evento

FRASES do P. EZEQUIEL

- “Estou feliz quando vejo alguém sorrir, quando posso ajudá-lo, me esqueço de mim pelos outros

- “Deus (…) me convida a segui-lo. Está me chamando quando ajudo as pessoas com problemas, quando me envolvo perigosamente para salvar os outros

- “O padre que lhes está falando recebeu ameaças de morte; querido irmão, se a minha vida lhe pertence, também a minha morte lhe pertencerá

E hoje podemos nós concluir: “…lhe pertence também a minha ressurreição!”

 

Oração

Ó Deus de misericórdia,

pelo apaixonado testemunho de amor

oferecido pelo Teu servo

Ezequiel Ramin aos povos indígenas

e aos pobres sem terra,

faz que, inspirados por este amor,

que foi até ao derramamento de sangue,

nos tornemos discípulos convictos, felizes

e corajosos da Boa Nova do Reino.

Revivam os desertos dos corações egoístas

e refloresça a esperança

de um mundo mais justo e solidário.

Te pedimos, pela sua intercessão,

alcançar a graça que necessitamos

(menciona-se a graça no coração).

Por Nosso Senhor Jesus Cristo teu Filho,

na unidade do Espírito Santo.

Amém.

(Pai-nosso, Ave-maria. Glória...)

 

Contato WhatsApp: (11) 97956 8317

Site: www.combonianos.org.br/

Email: combonianos@brcomboni.org.br

 

Fotos: Arquivo comboniano

Tags: comboni, amor, justiça, violencia, igreja, indigenas, vida, sacrificio, padre ezequiel, romaria, martir, sem terra, leigos combonianos, lmc, libertaçao

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em