datilografar e escrever artigos e noticias para divulgação

A Palavra de Deus e o coração de Paulo na Bíblia

Vocês querem conhecer o coração de Paulo? Leiam a primeira carta à comunidade de Tessalônica. Querem conhecer a ternura de um apóstolo? Leiam a 1ª carta aos Tessalonicenses. Querem saber como criar e animar comunidades adultas na fé e na esperança? Leiam a ...

 

biblia palavra de deus paulo

Querem saber como evangelizar hoje e os riscos que isso comporta? Leiam a primeira carta aos Tessalonicenses. Vocês querem perceber a dinâmica de Paulo e comungar com os valores que davam vida a uma jovem comunidade cristã tocada pelo poder do Evangelho e voltada para o Senhor Jesus? Leiam, garimpem e saboreiem a primeira carta aos Tessalonicenses.

Apresentando o perfil de Paulo

Sobre Paulo se tem falado de tudo. Tantas coisas foram escritas a respeito dele. Nem todas certas! Em Paulo Afonso, Bahia, tivemos um Curso intensivo de Bíblia de 15 dias para agentes de pastoral. Quarenta e cinco pessoas de todo o estado da Bahia. Começamos perguntando o que as pessoas sabiam sobre Paulo. As respostas encheram três grandes cartazes. Maria, uma irmã da Santa Cruz e um servidor, que assessorávamos o encontro, ficamos realmente arrepiados. Aquele pessoal tinha ouvido de tudo, de tudo mesmo! Então, como iríamos sair dessa empreitada? Por três dias ficaram aqueles cartazes pendurados na sala. Começamos a ler a 1 Tessalonicenses. Houve trabalho de grupos e partilha no plenário. No final do primeiro dia, visitamos os cartazes e vimos o que tinha sido esclarecido. Foram riscadas várias linhas. O segundo dia, continuamos aprofundando as cartas de Paulo. Filipenses também esteve presente. Visitamos os cartazes e ainda ficavam algumas linhas pendentes para esclarecer ou aprofundar no terceiro dia. Isso foi em 1993. O que nós hoje não podemos ler ou escutar a respeito de Paulo?

biblia palavra de deus comboni brasil

O coração da missão

A primeira carta aos Tessalonicenses é muito linda, fascinante. É o primeiro escrito de Paulo. Foi em Tessalônica que começou o Novo Testamento. É o coração da missão. Nessa carta vibra o coração de Paulo, pulsa o vigor de um convertido, a paixão de um discípulo missionário. Vale a pena mergulhar porque é um escrito onde se escondem tesouros de profunda espiritualidade missionária. Nesta carta, vibra o coração de Paulo: pastor, teólogo na estrada, discípulo, missionário. Foi durante sua segunda viagem missionária que Paulo chegou em Tessalônica e aí anunciou o Evangelho. Forçado a deixar Filipos (1Ts 2,2; At 16,39-40), Paulo chega a Tessalônica pelo ano 50 e se dirige, segundo o seu costume, à sinagoga. Logo os judeus sublevam a multidão, e Paulo e Silas, acusados e procurados, devem abandonar a cidade às pressas (At 17,5-10). Paulo se dirige e Beréia e em seguida a Atenas. Preocupado com a perseguição aos cristãos (1Ts 2,14-15; 3,3-4), envia-lhes Timóteo para ter notícias e encorajá-los na fé e na vivência cristã (1Ts 3,2-5). A carta tem duas finalidades: A de ação de graças, felicitações e encorajamento, e corrigir e aprofundar alguns desvios que despontavam na comunidade. Essa carta que devia ser lida em outras comunidades chegou até nós. Paulo segue assim encorajando hoje anunciadores do Evangelho no coração do mundo.

Justino Martínez Pérez  - justinomarpe@gmail.com

Fotos: Arquivo Comboniano

Tags: amor, Deus, coraçao, opçao pelos pobres, palavra de Deus, vida, biblia, palavras, paulo

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em