datilografar e escrever artigos e noticias para divulgação

S. Daniel Comboni e o coração de Cristo, Bom Pastor

O amor de Deus pela humanidade tem a sua manifestação no coração do Verbo encarnado, que nos amou com um coração humano e infinito, e por isso, o seu coração traspassado sobre a Cruz, é considerado o símbolo mais real do amor com que o Redentor ama incessantemente o Pai e os homens seus irmãos. O Coração do Filho de Deus manifesta o eterno amor de Deus pela humanidade.

coracao jesus comboni africa 

Foi por esta razão que São Daniel Comboni fez do Coração de Cristo o centro da sua espiritualidade missionária e o motivo inspirador do seu apostolado africano. Ele devolve a Jesus Cristo o mesmo amor consagrando a ele a sua existência, se compromete a aderir à sua vontade, e sem hesitação a sua vocação missionária. Esforça-se num constante exercício de coerência evangélica na qual se torna sempre mais íntima a sua união com Ele, tornando-se assim sempre mais generoso no seu serviço missionário aos africanos. E por isso ele escreve: 

“(... Este divino coração que deve inflamar toda a África Central e converter a fé todos estes povos...” (Escritos 3203); “A obra de regeneração já foi iniciada e vai ser confiada ao Sagrado Coração de Jesus que deverá incendiar toda a África Central enchendo-a do seu fogo divino. No próximo dia 14 de setembro, aqui em El-Obeid, farei a solene consagração de todo o Vicariato ao Sagrado coração de Jesus...” (Escritos 3211).

Essa experiência foi sendo vivida por Comboni desde a sua infância e na sua preparação à vida missionária dentro do Instituto Mazza, na sua primeira viagem à África na Estação de Santa Cruz e também na espiritualidade do Coração de Jesus, vivida por Santa Margarida Maria Alacoque.

coracao jesus comboni

Da contemplação do Coração traspassado Comboni recomeça e articula o seu caminho missionário tendo os olhos fixos em Jesus Cristo para “entender melhor o que quer dizer um Deus morto na cruz para a salvação das almas” e permanecer em sintonia com o palpitar do coração deste Deus, do qual recebe a energia para permanecer até à morte no seu sim à vocação recebida. Comboni viveu de modo particular a união com Jesus crucificado nas várias situações e etapas da vida missionária. A cruz, abraçada como a sua esposa inseparável e eterna fez da sua vida uma “Via Crucis”, percorrida fielmente até o Calvário, para a redenção da África.

A vida de Comboni foi uma vida profundamente assinalada pelo Mistério da Cruz; uma cruz aceita, buscada e, sobretudo amada, como consequência da sua vocação que moldou o seu caráter e o educou à santidade, plasmando o seu zelo missionário. Foi a força deste olhar contemplativo que o levou a afirmar no seu leito de morte: “… sou feliz de ser crucificado com Cristo na cruz”. Comboni se torna para nós hoje, modelo de vocação missionária, pois só um coração amado por Deus é capaz de se doar a todos. Assim o fez.

Alcides Costa

 

Oferecemos a você esta música de Zé Aparecido, "Devoção ao Sagrado Coração" - CD Mil Vidas para a Missão

 

Mensagem do Conselho Geral

O nosso Conselho Geral em Roma se expressa assim, sobre esta Solenidade dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus:

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus celebra-se na próxima sexta-feira, dia 23 de Junho. “Vivamos esta festa tão cara a todos nós com o olhar fixo no Coração de Jesus, deixando-nos enriquecer com o testemunho daqueles que nos precederam ao longo da história do nosso Instituto e empenhando-nos sempre mais na fidelidade quotidiana aos valores do Evangelho. Boa Festa do Sagrado Coração! No ano do 150º aniversário da fundação do nosso Instituto.” Ler Artigo COMPLETO

conselho geral mccj combonianos

Mensagem do Provincial

"Escrevo às vésperas da festa do Sagrado Coração de Jesus, para que a celebremos em comunhão entre todos nós. Estou quase terminando uma bonita série de visitas: Salvador, Piquiá, Balsas, Timon, Carapina, São Mateus e Curitiba. Encontrei as comunidades animadas e empenhadas.

No final da mensagem da Direção geral, tem uma bonita citação de P. Ezequiel Ramin, que reinterpreta bem o sentido do amor do Sagrado Coração num mundo em conflito, como a Rondonia."

Dario Bossi

 

Faça o download da Mensagem

 Fotos: Arquivo Comboniano e pixabay

Tags: comboni, amor, africa, doaçao, justiça, espiritual, espiritualidade, jesus, igreja, coraçao, vida, entrega, coração de jesus

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias, basta preencher os campos abaixo:

Nos conte o seu nome :)
Email invalido
Invalid Input

Contato

    +55 (11) 3721-8733 | +55(11) 97956-8317
    Rua José Rubens, 15 | São Paulo - SP - Brasil
    combonianos@brcomboni.org.br

Visite-nos em